Frangipani Flowers
Notícias

CEFET-MG COMEÇA A RECEBER MAQUINÁRIO PARA UNIDADE DE RECICLAGEM DE VEÍCULOS

- 11/11/2017

O CEFET-MG deu mais um passo rumo à criação da primeira planta de reciclagem automotiva da América Latina. Isso porque a Unidade Piloto de Reciclagem Automotiva (UPRA), localizada no campus II (Belo Horizonte), recebeu dois equipamentos importados da Áustria fundamentais para que ocorra o processo de reciclagem: uma estação elevatória para drenagem dos fluídos veiculares (combustível, refrigerantes, entre outros) e uma facilitadora de desmonte automotivo. Juntos, os dois equipamentos pesam mais de cinco toneladas.
De acordo com o prefeito do campus II, Itamar Gonçalves, que foi o responsável por receber o maquinário, estão sendo feitas as últimas adaptações necessárias na UPRA para instalação dos equipamentos. “Na última semana, demos continuidade à colocação dos tubos pneumáticos para prover toda a Unidade Piloto de ar comprimido; além disso, estamos aguardando a chegada de dois quadros de energia específicos para estas máquinas e finalizando a laje da ‘Casa do Compressor’”, explicou.
Segundo Daniel Castro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto de reciclagem automotiva, com a chegada do maquinário, “a próxima etapa é a entrega técnica, ou seja, a instalação, de fato, dos equipamentos, o que vai depender da conclusão das adaptações elétricas; feito isso, em seguida, vai haver um treinamento com a equipe responsável por operar a Unidade”.

A Unidade Piloto de Reciclagem Automotiva (UPRA) é uma parceria entre o CEFET-MG, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa Kaiho Sangyo.

A reciclagem automotiva no CEFET-MG

Com a Unidade de Reciclagem Automotiva, o CEFET-MG tem por objetivo implementar um processo de reciclagem de veículos em fim de vida útil, contribuindo com a sustentabilidade do ciclo de produção de automóveis no país.